Origem da palavra Antes de saber os motivos para realizar o serviço de Valuation na sua empresa, é necessário saber a origem da palavra. Ao traduzir de forma literal ela deriva da palavra valoração, que é aplicar valor a algo, porém, o que é “valor”? Diferentemente do preço, que tem uma compreensão mais concreta, o […]
Por Lucas Cardoso
Antes de saber os motivos para realizar o serviço de Valuation na sua empresa, é necessário saber a origem da palavra. Ao traduzir de forma literal ela deriva da palavra valoração, que é aplicar valor a algo, porém, o que é “valor”? Diferentemente do preço, que tem uma compreensão mais concreta, o valor é mais abstrato e tende a se alterar conforme a circunstância.
Uma lata de refrigerante, por exemplo, é precificada em decorrência do seu custo de produção mais uma margem de lucro. Supondo que em empreendimentos alimentícios a lata custa 6 reais. Contudo, ao colocarmos este mesmo objeto em um cenário de escassez, em um deserto. Por exemplo, onde só existem 5 latas disponíveis, quanto valem esses refrigerantes? A resposta é: depende de quanto estão dispostos a pagar.
Tendo em vista a diferença entre preço e valor, como se pode avaliar uma empresa e definir qual seria o valor da empresa? Como saber se tem necessidade de fazer uma Avaliação do meu empreendimento? Primeiramente, vale ressaltar que existem algumas metodologias de avaliação. Nesse sentido, as mais usuais e aceitas pelo mercado são: a avaliação segundo a renda, a avaliação dos múltiplos de mercado e a avaliação segundo os custos.
É a metodologia mais utilizada e aceita no mercado. De maneira resumida, esse método utiliza-se das receitas e despesas da empresa e leva em consideração as projeções dos faturamentos e custos, baseado no histórico do negócio.
A segunda maneira busca por fazer a avaliação utilizando dados de empresas comparáveis. Ou seja, empreendimentos que atuam no mesmo segmento que são feitas transações de cotas na bolsa de valores, e que preferencialmente sejam do mesmo porte. A ideia desse método é olhar quantas vezes, na média, essas empresas comparáveis multiplicaram os seus faturamentos para chegarem ao valor das suas empresas.
A metodologia dos custos levam em consideração o valor da aquisição e desenvolvimento dos seus ativos, essa forma de avaliar não leva em consideração as projeções de receitas e é uma das maneiras menos utilizadas. Além disso, existem diversos motivos para se fazer uma avaliação do valor justo de um negócio.
Uma delas é a intenção de uma empresa adquirir um empreendimento. Além disso, fazer uma fusão ou uma cisão entre empresas ou sócios, fazer a marcação de cotas em empresas que queiram abrir o seu capital na bolsa de valores também se enquadram nessas intenções.
Os motivos para solicitar esse serviço geralmente são para fins gerenciais e de controle. Para cada finalidade existem normas definidas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), CFC (Conselho Federal de Contabilidade) ou pela Lei das S.A. ( Lei 6.404/76 da Constituição Federal), para padronizar e validar as avaliações. Recomenda-se uma periodicidade nas solicitações dos laudos de valuation a fim de ter o valor econômico da empresa sempre atualizado, essa constância ocorre mais nos pedidos de marcação de cotas para atualização dos valores das ações ofertadas.
Conclui-se, então, que as avaliações não se restringem somente às grandes empresas. Apesar de ser mais difundido entre elas, as pequenas e médias empresas se beneficiam dessas valuations, pois conseguem definir suas posições no mercado de uma forma racional e embasadas em uma técnica de avaliação. Por isso, você pequeno e médio empreendedor também tem motivos para realizar o serviço de Valuation na sua empresa.
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