#Consultoria #Empreendedorismo #Estratégico #Sem categoria

Motivos para realizar o serviço de Valuation na sua empresa

Origem da palavra Antes de saber os motivos para realizar o serviço de Valuation na sua empresa, é necessário saber a origem da palavra. Ao traduzir de forma literal ela deriva da palavra valoração, que é aplicar valor a algo, porém, o que é “valor”? Diferentemente do preço, que tem uma compreensão mais concreta, o […]

Por Lucas Cardoso

Motivos para realizar o serviço de Valuation na sua empresa

Origem da palavra

Antes de saber os motivos para realizar o serviço de Valuation na sua empresa, é necessário saber a origem da palavra. Ao traduzir de forma literal ela deriva da palavra valoração, que é aplicar valor a algo, porém, o que é “valor”? Diferentemente do preço, que tem uma compreensão mais concreta, o valor é mais abstrato e tende a se alterar conforme a circunstância. 

Uma lata de refrigerante, por exemplo, é precificada em decorrência do seu custo de produção mais uma margem de lucro. Supondo que em empreendimentos alimentícios a lata custa 6 reais. Contudo, ao colocarmos este mesmo objeto em um cenário de escassez, em um deserto. Por exemplo, onde só existem 5 latas disponíveis, quanto valem esses refrigerantes? A resposta é: depende de quanto estão dispostos a pagar.

Como avaliar de uma forma justa uma empresa?

Tendo em vista a diferença entre preço e valor, como se pode avaliar uma empresa e definir qual seria o valor da empresa? Como saber se tem necessidade de fazer uma Avaliação do meu empreendimento? Primeiramente, vale ressaltar que existem algumas metodologias de avaliação. Nesse sentido, as mais usuais e aceitas pelo mercado são: a avaliação segundo a renda, a avaliação dos múltiplos de mercado e a avaliação segundo os custos.

Avaliação segundo a renda

É a metodologia mais utilizada e aceita no mercado. De maneira resumida, esse método utiliza-se das receitas e despesas da empresa e leva em consideração as projeções dos faturamentos e custos, baseado no histórico do negócio.

Avaliação dos múltiplos de mercado

A segunda maneira busca por fazer a avaliação utilizando dados de empresas comparáveis. Ou seja, empreendimentos que atuam no mesmo segmento que são feitas transações de cotas na bolsa de valores, e que preferencialmente sejam do mesmo porte. A ideia desse método é olhar quantas vezes, na média, essas empresas comparáveis multiplicaram os seus faturamentos para chegarem ao valor das suas empresas.

Avaliação segundo custos

A metodologia dos custos levam em consideração o valor da aquisição e desenvolvimento dos seus ativos, essa forma de avaliar não leva em consideração as projeções de receitas e é uma das maneiras menos utilizadas. Além disso, existem diversos motivos para se fazer uma avaliação do valor justo de um negócio.

Motivos para realizar o Valuation

Uma delas é a intenção de uma empresa adquirir um empreendimento. Além disso, fazer uma fusão ou uma cisão entre empresas ou sócios, fazer a marcação de cotas em empresas que queiram abrir o seu capital na bolsa de valores também se enquadram nessas intenções.

Os motivos para solicitar esse serviço geralmente são para fins gerenciais e de controle. Para cada finalidade existem normas definidas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), CFC (Conselho Federal de Contabilidade) ou pela Lei das S.A. ( Lei 6.404/76 da Constituição Federal), para padronizar e validar as avaliações. Recomenda-se uma periodicidade nas solicitações dos laudos de valuation a fim de ter o valor econômico da empresa sempre atualizado, essa constância ocorre mais nos pedidos de marcação de cotas para atualização dos valores das ações ofertadas.  

Conclusão

Conclui-se, então, que as avaliações não se restringem somente às grandes empresas. Apesar de ser mais difundido entre elas, as pequenas e médias empresas se beneficiam dessas valuations, pois conseguem definir suas posições no mercado de uma forma racional e embasadas em uma técnica de avaliação. Por isso, você pequeno e médio empreendedor também tem motivos para realizar o serviço de Valuation na sua empresa.

Lembrando, inscreva-se na nossa Newsletter para ficar por dentro de todas as novidades!!

VEJA TAMBÉM

Aprenda, de forma simples, a como se diferenciar da concorrência
#Blog #Dicas #Empreendedorismo #Estratégico

Por Evelyn Gavinho

Aprenda, de forma simples, a como se diferenciar da concorrência

O Preço do Amanhã, uma Reflexão sobre Gestão de Tempo
#Blog #Dicas #Organização

Por Rhaianny Vilar

O Preço do Amanhã, uma Reflexão sobre Gestão de Tempo

O que é a taxa SELIC e como ela influencia o seu negócio
#Dicas #Economia #Empreendedorismo #Financeiro

Por Gustavo Machado

O que é a taxa SELIC e como ela influencia o seu negócio

CONTEÚDO ONLINE

Instagram
Facebook
LinkedIn
LinkedIn
Open chat
1
Estamos Online!
Olá👋
Podemos ajudar?