Você sabe o que é um e-mail marketing? Além disso, sabe criar um e-mail marketing assertivo? Se não, esse texto vai tirar todas as suas dúvidas! O que é um e-mail marketing? Em primeiro lugar, o e-mail marketing ou publicidade por correio eletrônico é uma prática de comunicação que conecta diretamente empresas e pessoas através […]
Por Grupo 6 Trainee 2022.1
Você sabe o que é um e-mail marketing? Além disso, sabe criar um e-mail marketing assertivo? Se não, esse texto vai tirar todas as suas dúvidas!
Em primeiro lugar, o e-mail marketing ou publicidade por correio eletrônico é uma prática de comunicação que conecta diretamente empresas e pessoas através de e-mails como ferramenta de marketing direto, aumentando a possibilidade de novos leads e até mesmo gerar vendas, com excelente taxa de ROI (taxa de retorno de investimento). Assim, o e-mail marketing deve sempre respeitar as normas e procedimentos pré-definidos e utilizar as ferramentas de marketing certas.
Dessa forma, a empresa busca disseminar suas promoções, informações e contatos de forma objetiva, clara e atrativa, fazendo com que o cliente se sinta atraído a ler o conteúdo de sua mensagem.
Existem já no mercado algumas plataformas digitais de marketing especializadas em e-mails marketing que podem te ajudar nessa tarefa. São elas:
Mailchimp
– 12 mil mensagens por mês para 2 mil contatos;
– Permite integração com outras plataformas;
– Tem a versão gratuita e a versão paga, que disponibiliza como serviços
adicionais a automação e recomendação de produtos.
Benchmarkemail
– 14 mil mensagens por mês para 2 mil contatos;
– Modelos prontos e personalizáveis;
– Possibilidade de resposta automática;
– Ferramentas para criar questionários e enquetes;
– Gratuito.
Sendinblue
– 9 mil mensagens por mês para um número ilimitado de contatos;
– Usada por grandes empresas como BMW e Michelin;
– Possui uma gestão avançada de base de dados;
– Modelos prontos e personalizáveis;
– Ferramentas para criar formulários personalizados;
– Gratuito.
Antes de criar um e-mail marketing é necessário seguir algumas etapas. Nesse sentido, elencamos, para você, as 5 principais que todos devem saber:
1) Conheça sua persona:
Para que o envio do seu e-mail marketing tenha sucesso é preciso saber com quem você está falando, ou seja, seu público alvo. Conhecer sua persona faz com que a mensagem a ser enviada tenha um direcionamento e cause uma maior identificação com o seu lead – memes, gírias, como escrever, etc. importante que o email marketing tenha um assunto que seja relevante e interessante para o leitor, para que o mesmo possa ter interesse no que esteja sendo ofertado.
2) Priorize textos curtos, com mensagens claras e objetivas:
Nesse sentido, mensagens curtas e assertivas são mais efetivas para atrair os clientes, muitas delas, inclusive, contam com os chamados gatilhos mentais. Leituras longas são cansativas e não prendem a atenção do leitor no conteúdo. Além disso, não se esqueça do título, eles são o primeiro contato do leitor com seu conteúdo então, precisa ser chamativo.
3) Busque estabelecer um tom de conversa com seus leitores:
Estabelecer uma conversa que o leitor se sinta parte da mensagem, ou seja, como se fosse uma conversa entre amigos, é muito vantajoso, pois o mesmo sente mais proximidade do assunto que está sendo tratado, estabelecendo uma maior taxa de retorno positivo.
4) Invista em call to action:
Call to Action é uma chamada para ação, indicando ao usuário o que deve ser feito. Nesse sentido, um Call to Action (CTA) é um link ou um botão, com uma cor de destaque, e explora termos no imperativo como “acesse” e “clique”.
5) Evite palavras para não se tornar spam:
Palavras como oferta, promoção, oportunidade única fazem com que os e-mails de marketing caiam direito como spam. Assim, convém evitá-las.
Recolhemos então, algumas das muitas vantagens em direcionar e-mails assertivos e bem estruturados para seus leads.
● Credibilidade.
Nos e-mails, a credibilidade é vista quanto a qual caixa ele irá chegar – spam, lixo eletrônico, caixa de entrada. Esse direcionamento automático ocorre, devido às rejeições ou aprovações dos leitores quanto ao assunto tratado no e-mail. Dessa forma, se o algoritmo entender que grande parte do público que recebe seu conteúdo não está se interessando, ele o direcionará ao lixo eletrônico, por exemplo. Por isso a importância de uma mensagem atrativa para seu público-alvo.
● Maior tráfego para o seu site ou rede social.
92% dos adultos que usam a internet têm uma conta de e-mail, sendo, 61% desses, ativos diariamente. Esse dado reforça o alcance da plataforma e, se assertivo e com gatilhos que direcionem corretamente os leads (como o CTA), o tráfego pode aumentar significativamente.
● É uma otimização de tempo e orçamento.
Em qualquer empresa todo tempo é valioso, dessa forma os e-mails marketing são uma ótima saída. Além de toda a sua eficiência, eles não são nada complicados de fazer, e melhor ainda: em sua grande maioria, são de graça.
● Mantém a proximidade com o cliente.
Nos tempos atuais, é muito difícil manter uma boa relação com os clientes, visto que não dá pra manter contato com todos eles pessoalmente ou por telefone. Assim, o e-mail marketing é uma ótima opção para manter essa proximidade com os clientes, uma vez que é algo 100% automatizado e prático de se realizar.
Portanto, utilizar essa estratégia para alavancar e melhorar o relacionamento com os seus leads e clientes é essencial para que seu empreendimento saia na frente da concorrência através da fidelidade gerada por essa ferramenta.
Além disso, o e-mail marketing não gerará custos iniciais por ser elaborado em sites gratuitos. Caso tenha se interessado e queira aprender sobre os diferentes estilos de e-mail marketing, baixe nosso ebook.
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