Ser empreendedor é passar por muitos desafios. Um deles, também o mais comum, é em relação a como lidar com a concorrência, principalmente as que já estão mais tempo no mercado. A dúvida é ainda maior quando os produtos e/ou serviços oferecidos são o mesmo que o seu empreendimento. Por tanto, iremos mostrar dicas e […]
Por Evelyn Gavinho
Ser empreendedor é passar por muitos desafios. Um deles, também o mais comum, é em relação a como lidar com a concorrência, principalmente as que já estão mais tempo no mercado. A dúvida é ainda maior quando os produtos e/ou serviços oferecidos são o mesmo que o seu empreendimento. Por tanto, iremos mostrar dicas e serviços para que você não fique para trás, tendo diferencial no mercado, não entrando na guerra por preço e prejudicando a saúde financeira do seu negócio.
Como dito anteriormente, se diferenciar é uma boa estratégia para continuar no mercado que está cada vez mais competitivo. Conseguir um destaque maior, tendo uma bom reconhecimento e sendo referência no que oferece, não importando a área de atuação.
A vantagem disso tudo está em se destacar da concorrência, sendo mais atrativo para o seu público. Ser diferente agrega valor para seus clientes, além de permitir um conhecimento maior sobre o mercado e sua empresa.
Sabendo disso, vamos às dicas para definir seu diferencial e sua importância. Vamos lá?
Um ponto importante para se diferenciar dos concorrentes é estudar sobre eles. Analisar a empresa vizinha pode parecer besteira ou até antiético, mas essa etapa é crucial e necessária para o seu empreendimento. Afinal, você poderá saber os pontos fortes e fracos deles, e usar isso ao seu favor.
Aqui não estamos falando só de comparar preço ou serviço, mas também público, marketing, relacionamento com cliente e outras empresas, posicionamento no geral, entre outros. Pode parecer que não, mas essas comparações são fundamentais para a evolução constante da sua empresa, pois te move a sempre buscar melhorias e nunca ficar estagnado em relação ao mercado. Relembre, você não precisa ter medo do concorrente, você pode aprender com ele.
Não adianta fazer essa pesquisa e não criar estratégias e ações para impulsionar a sua empresa. Lembre-se é possível se destacar mesmo possuindo muitos concorrentes.
Uma coisa interessante jálie percebida por muitos é que as pessoas enxergam marcas da mesma forma que enxergam pessoas. Logo, as marcas precisam ter personalidade.
Forma de se comunicar, como abrange os assuntos ao redor, posicionamento, apresentação do produto e/ou serviço, estética, tudo isso é pensando antes ou durante o desenvolvimento da empresa, com a intenção de ser o “melhor amigo” do cliente. Então, é muito mais que só um logo, é entregar valor, identidade, é fazer com que o cnte sinta orgulho de fazer parte dessa rede.
Um bom investimento é a criação de um bom planejamento estratégico, pode ser um bom ponto de partida para conquistar essa fase. Uma das estratégias é agregar valor e identidade, assim focando nas coisas que são mais cativantes do que uma empresa que surpreende positivamente o seu cliente, sem perder a sua essência.
Não é possível falar de diferenciação de marcas, sem citar a importância de um bom relacionamento com o público.
Mostrar que o cliente é valorizado e querido é de suma interesse para ambos. Pois é uma via de mão dupla. Você empreendedor, quer que o cliente tenha uma boa experiência e assim propagar sua marca, assim como ele, quer ter algo diferenciado e se sentir especial e parte do negócio.
Implementar programas de fidelidade, brindes ou cupons de aniversário ou datas festivas é uma boa forma de passar a mensagem e o sentimento de serem notados.
Entretanto, não adianta falarmos disso sem antes conhecer o seu público alvo. Se sua empresa não entender o que os seus clientes desejam e como querem se conectar, é impossível se posicionar como referência. Diante disso, conhecer seu público alvo é essencial para se diferenciar da concorrência.
Por esse motivo, um bom procedimento para isso é investir em pesquisa de clientes. Esse tipo de dados não vem de nossa intuição, e sim, é de acordo com vários fatores, então o melhor a se fazer é pesquisar e acompanhar. Isso pode não ser uma tarefa fácil, já que necessita de tempo e ferramentas, porém há empresas que fazem esse serviço, incluindo a gente.
Portanto, fique sempre atento ao comportamento de compra dos clientes, faça sempre pesquisas de satisfação e ouça o que eles têm a dizer nas redes sociais, principalmente o twitter.
Por último, e não menos importante, não esqueça a qualidade do seu produto e/ou serviço, isso é um dos principais fatores de atração de sua marca e de se diferenciar da concorrência.
Os consumidores tendem a avaliar com cautela alguns critérios, como vida útil, material, design, tempo de espera, entre outros. Então também é de suma importância que o fornecedor siga os mesmos critérios de qualidade que trazem o diferencial do seu produto. Para isso, é sempre bom investir nessa análise, e assim, buscar o melhor de qualidade e preço para a sua marca, que elevem credibilidade e confiança.
Além disso, os consumidores querem ser atendidos com agilidade e eficiência, nada desses atendimentos automáticos que te fazem esperar horas e não solucionam o problema. Isso significa que investir em atendimento de excelência é fundamental para se diferenciar dos concorrentes. Vale ressaltar que o bom atendimento deve permear todo o negócio, isso inclui que todos dentro da empresa devem ser aptos a atender o cliente de forma excelente. Assim transmitindo confiança, profissionalismo e cordialidade.
Há um bom tempo atrás, sabíamos que as empresas eram regidas por monopólios. Porém com o avanço da tecnologia implicando diretamente no crescimento e desenvolvimento estatal, temos que hoje o mercado já é bem mais plural e abrangente a diversos tipos de empreendimentos.
Em questão disso, um empreendedor que não consegue diferenciar seu produto e/ou serviço, ocorre os seguintes fatores: Seu produto e/ou serviço não saem como deveriam, ficando parado em prateleiras ou nunca solicitados, e quando chega a esse ponto muitas pessoas correm para baixar os preços na tentativa desesperada de vender, ou um pouco mais caótico, já se imaginam dando adeus ao seu negócio. Em outros casos, o produto e/ou serviço podem ser até solicitados, porém, o cliente não sente a necessidade, nem atratividade de comprar novamente, optando pela concorrência, já que oferece algo diferente e possivelmente melhor.
Para que isso não ocorra, vamos lhe mostrar o porquê de se investir em se diferenciar da concorrência.
Desta forma, análise de concorrência é muito importante para um empreendimento, seja qual o ramo. Isso implica na diferenciação do seu produto ou serviço, claro, junto a uma boa estratégia, fazendo com que você seja referência no assunto.
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Por fim, obrigado por ter ficado aqui com a gente, lembre-se de qualquer dúvida, seja pelo que foi escrito ou serviços oferecidos, entre em contato. Estamos sempre disponíveis para atendê-los.
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