As 5 forças de Porter é uma metodologia desenvolvida por Michael Porter (Professor da Harvard Business School), em 1979, com o intuito de entender definitivamente melhor o ambiente externo na qual uma empresa está inserida. Portanto, é possível analisar a competitividade, concorrência e desenvolver estratégias para a inserção do seu negócio de acordo com tal […]
Por Geovana Veloso
As 5 forças de Porter é uma metodologia desenvolvida por Michael Porter (Professor da Harvard Business School), em 1979, com o intuito de entender definitivamente melhor o ambiente externo na qual uma empresa está inserida. Portanto, é possível analisar a competitividade, concorrência e desenvolver estratégias para a inserção do seu negócio de acordo com tal mercado.
Primeiramente, esse ponto determina o quanto há rivalidade entre os concorrentes de um determinado mercado. Então, os mercados que apresentam alta competição necessitam de esforços equivalentes ou superiores para atingir um bom posicionamento no mercado. Em contrapartida, os mercados menos competitivos possuem maior facilidade de entrada, porém, é necessária uma avaliação do lucro que será obtido em tal atmosfera. Nesse sentido, pôde-se fazer essas perguntas:
Esse termo determina, sobretudo, o quão dependente seu negócio é dos seus fornecedores. Desse modo, é primordial avaliar dentro do ecossistema de negócios, quantos fornecedores estão disponíveis para a manutenção da sua empresa. Em seguida, é interessante traçar uma lista com todas as opções que podem ser utilizadas. Então, para isso, faça as seguintes perguntas:
Esse ponto discursa sobre a fragilidade de substituição do seu produto perante a novos no mercado. Em outras palavras, um exemplo claro é a substituição de câmeras digitais por smartphones. Dessa forma, deve haver bastante atenção para a possibilidade de novos produtos que substituam, sobretudo, o que você oferta.
Para analisar melhor, se faça essas perguntas:
Neste ponto, é necessário analisar a possibilidade de entrada de novos concorrentes no seu mercado. A inovação ocorre dia após dia, e geralmente novos entrantes se utilizam dela. Dessa forma, sempre analise a estrutura do mercado em que está inserido e, em seguida, responda às seguintes perguntas:
Este ponto explica o quanto seus clientes possuem poder de negociação acerca do seu produto e/ou serviço. Por exemplo, quando uma empresa detém um ticket médio baixo (igual ou menor que R$50,00) o seu cliente não obtém um valor de barganha alto. Por outro lado, se o seu negócio possui um ticket médio alto, então a sua preocupação deve ser maior, afinal, seu consumidor representa uma grande porcentagem de faturamento.
Você está querendo abrir um negócio, como também, quer entender como a ferramenta das 5 forças de Porter pode auxiliar na inserção do seu negócio no mercado, mas ainda não sabe como? O que está esperando para entrar em contato com nossa empresa e marcar uma reunião de diagnóstico? Estamos a sua espera!
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