O fluxo de caixa é uma ferramenta importante para controlar o dinheiro que vem nas suas mãos. Diante disso, esse post foi feito exclusivamente para explicar mais sobre o fluxo de caixa e te ajudar a implementar.
Por Rhaianny Vilar
Pronto para organizar as finanças da sua empresa? Hoje vamos te ensinar sobre uma ferramenta muito importante para o acompanhamento financeiro: o fluxo de caixa.
O fluxo de caixa, ou controle de caixa, é uma atividade que permite que você registre e analise o fluxo de dinheiro do caixa da empresa. Ele abrange o que é recolhido e tudo o que é gasto, sempre obedecendo um período de tempo pré estabelecido.
Ou seja, seu monitoramento pode ser diário, semanal ou até mesmo quinzenal. Focar no presente, fornecer uma base histórica do passado e te ajudar a projetar coisas para o futuro.
Apesar de ser um pouco trabalhoso, o fluxo de caixa tem um papel fundamental para as finanças da sua empresa. Para te provar, vamos listar as principais utilidades deste recurso.
Muitos empreendedores sentem que estão gastando mais do que o necessário, mas não sabem dizer exatamente quanto, nem o porquê. Com o fluxo de caixa você consegue mapear todos os seus gastos e identificar fontes de desperdício.
Imagine que um produto seu está vendendo muito bem, mas pode vender ainda mais. O fluxo de caixa permite que você identifique esta ocorrência e perceba uma oportunidade de investimento. Pode ser a troca de um equipamento, contratações ou investimento em marketing.
Pode parecer bobagem, mas acompanhar os prazos das contas ajuda a evitar inadimplência. Te livrando do efeito bola de neve criado pelos juros de algumas contas.
Com o passar do tempo, o seu fluxo de caixa te permitirá identificar a sazonalidade dos produtos. O que te ajuda a se preparar para os momentos de alta (abastecendo os estoques) e para os momentos de baixa (reduzindo a compra de insumos e realizando promoções para aumentar a saída).
O fluxo de caixa fornece um histórico que ajuda a entender em quais dias do mês você terá mais dinheiro em caixa. Informação valiosa que deve ser utilizada na escolha dos vencimentos de contas.
Uma vez que você sabe quando terá dinheiro, pode se programar para não ser pego surpresa por compromissos que não consegue cumprir.
Se você já tem um negócio, a ideia de começar um fluxo de caixa do zero pode parecer assustadora. Para te ajudar, vamos mostrar em um simples passo a passo, como montar o fluxo de caixa é fácil.
Ter um fluxo de caixa positivo deve ser a meta de quem é empreendedor, porém, para alcançar esse objetivo, é necessário disciplina e observação.
Gostou do conteúdo? Aproveite e faça seu diagnóstico gratuito conosco através do https://www.pactoconsultoriajr.com.br/
Por Gustavo Machado
Por Barbara Braga