#Blog #Dicas #Organização

O Preço do Amanhã, uma Reflexão sobre Gestão de Tempo

Vou te fazer umas perguntas: Você é remunerado pelo seu trabalho ou pela sua produção hoje? O que você faz/produz hoje, poderá ser usufruído amanhã? E se você parar de fazer o que faz hoje, durante quanto tempo você conseguirá se manter? Se a resposta da última pergunta for “não sei” ou for uma resposta […]

Por Rhaianny Vilar

O Preço do Amanhã, uma Reflexão sobre Gestão de Tempo

Vou te fazer umas perguntas: Você é remunerado pelo seu trabalho ou pela sua produção hoje? O que você faz/produz hoje, poderá ser usufruído amanhã? E se você parar de fazer o que faz hoje, durante quanto tempo você conseguirá se manter? Se a resposta da última pergunta for “não sei” ou for uma resposta negativa e sem esperança, leia esse post, sobre a gestão de tempo.

O título deste post é o nome do filme cujo diretor é Andrew Niccol, e sua mensagem “tempo é dinheiro”, literalmente falando. Você se imagina com 175.200 horas de vida? (Que vale 20 anos) E se esse tempo fosse sua moeda de troca? Por exemplo, para comprar um carro, cujo valor é 43.800 horas do seu tempo, você compraria? Ou uma casa que hoje você tem a possibilidade (irrecusável) de passar 30 anos trabalhando para pagá-la, custaria 63.360 do seu banco de horas sem os móveis. Tenho certeza que pensaria duas vezes antes de comprar qualquer coisa. 

No filme você também pode doar tempo para outras pessoas, vale destacar que o objetivo do protagonista é mudar a realidade dos pobres que sofrem em busca de mais tempo enquanto os ricos gastam suas horas com hotéis de luxo, carros, festas e tudo que o tempo pode comprar (Tipo Robin Hood).   

Relação com a realidade

Bom, o filme traz uma reflexão de como desperdiçamos o nosso tempo. Pode parecer besteira, mas vale entender que ganhamos 24 horas de presente todos os dias e assim como ganhamos um presente ele é nosso, podendo fazer o que quiser com ele, ok? 24 horas dá para fazer inúmeras coisas, ou não? 

– Não, Rhaianny, não tenho tempo para nada! Trabalho, tenho curso na faculdade e tenho academia! Chego no final do dia frustrado(a) por não sobrar tempo para fazer o que gostaria! 

– Ok! Vou te mostrar que você tem e só precisa realizar uma boa gestão do tempo, se você trabalha de acordo com a maioria passa 8h no trabalho, o indicado para qualquer ser humano praticar exercício físico é no máximo de 1 a 2h/dia, e na faculdade são 3h (se for presencial), somando tudo 13h. Calma, você também dorme certo? Então colocamos umas 7h de sono. Total de 20h, quantas horas sobram para você? E o que está fazendo com elas? Produzindo ou Desperdiçando? 

Colocando valor em quase tudo que pegamos ou vemos, gastamos tempo olhando histórias nas redes sociais sem perceber que existem pessoas ganhando com sua audiência, sabia? Pois é, elas estão produzindo e você gastando. Olha como desperdiçamos tempo. 

– Então você aconselha não assistirmos mais nada? não podemos dar audiência a ninguém?

 – Não me refiro nessa perspectiva de visão, mas sim na opção de que você também pode fazer isso, é claro que precisamos de momentos para nos distrair, sempre! Mas por que não ganhar dinheiro com isso além de nos divertir? Quando jovens temos TEMPO e SAÚDE e não temos DINHEIRO, adultos temos dinheiro e saúde, mas não temos tempo e quando idosos nós temos dinheiro e tempo, mas não temos saúde. Qual desses três pontos você escolheria para ter para o resto da vida? “É a pura verdade…” ou “É a triste realidade!” Ou então “A vida é injusta assim mesmo! “? Estou predestinado a viver dessa forma? Será mesmo que não tenho escolha? E olha que notícia ótima, você quem sabe! o óbvio é que não tem que ser assim, podemos sim ter os três pontos citados acima e por quanto tempo quisermos! Como foi dito acima, é você quem decide. 

O pensamento de que teremos de viver dessa forma percorre e assombra a cabeça de 90% da população e acredito que se leu esse post até aqui é porque procura uma solução para sair deste grupo de pessoas, agora, se você sabe que terá escolha, o que vai escolher?  

Considerações finais

Um fator importante é que são dois caminhos, um deles terá de trabalhar para ter qualquer um dos três e o outro é trabalhar com inteligência para ter e usufruir ao mesmo tempo dos três. 

Próximo passo? Decida agora! O que fazer? Como fazer? Por onde começar? Por que fazer? Por que fazer? Até quando terá de fazer? Para que fazer? Essas são as perguntas que precisa fazer para si mesmo antes de qualquer tomada de decisão. 

Mas, e você, empreendedor? Está perdido em relação a gestão de tempo e produtividade? Calma! Vem com a Pacto Consultoria Jr, estamos prontos para te ajudar!  

VEJA TAMBÉM

Aprenda, de forma simples, a como se diferenciar da concorrência
#Blog #Dicas #Empreendedorismo #Estratégico

Por Evelyn Gavinho

Aprenda, de forma simples, a como se diferenciar da concorrência

O que é a taxa SELIC e como ela influencia o seu negócio
#Dicas #Economia #Empreendedorismo #Financeiro

Por Gustavo Machado

O que é a taxa SELIC e como ela influencia o seu negócio

Como definir o perfil do colaborador ideal para sua empresa?
#Blog #Dicas #Empreendedorismo #Estratégico #Pessoas #Sem categoria

Por Barbara Braga

Como definir o perfil do colaborador ideal para sua empresa?

CONTEÚDO ONLINE

Instagram
Facebook
LinkedIn
LinkedIn
Open chat
1
Estamos Online!
Olá👋
Podemos ajudar?